Nuno Santos Shihan

"Um homem, conhece as suas limitações, um guerreiro...
supera-as... "

Ninjutsu histórico

Se deseja aprender e treinar Ninjutsu histórico, vai encontrar-se perante um grupo de questões específicas que deverá resolver e uma direção em que deverá iniciar a sua aprendizagem. Recorde que "Shinobi" significa "suportar" e, de acordo com os antigos: "Não há nada mais terrível que o Caminho do Ninja".

A primeira decisão que deverá tomar será: "Qual o Caminho que deverei seguir no Ninjutsu?". Quando estabelecer mentalmente os seus motivos, terá três vias por onde seguir:

1- "Desejo aprender o Ninjutsu no seu contexto histórico e desejo fazer recriação do Ninjutsu tal como foi praticado no Japão medieval e entender o Ninjutsu desde uma perspetiva histórica".

2- "Desejo aprender os antigos princípios dos ninja e inseri-los num contexto atual, deixando para trás tudo o que não encaixe no mundo atual".

3- "Desejo estudar Ninjutsu no seu contexto histórico e compreender o Ninjutsu desde uma perspetiva histórica, contudo, ao mesmo tempo, utilizar estas habilidades de defesa e de sobrevivência, atuais e respeitando as leis de cada país, no nosso mundo moderno".

Uma vez que estabeleceu qual o número que encaixa nas suas metas, a sua direção está mais clara. Se optou por fazer recreação histórica (1-), então terá que direcionar a sua investigação até a esse período do Japão e às habilidades dos Ninja tal como se apresentam nos documentos e manuais históricos.

Se elegeu um dos outros dois números (2- e 3-), então deverá focar-se em adaptar as habilidades dos Ninja ao seu próprio tempo e região. Recorde, Ninjutsu é um conjunto de princípios e habilidades; os princípios são exatamente os mesmos, as habilidades, no entanto, deverão adaptar-se ao contexto em que o Ninjutsu será utilizado.

A seguinte lista é um conjunto de áreas fundamentais que deverá dominar para adquirir as habilidades essenciais do Ninjutsu. Embora cada área possa ser assimilada separadamente, se forem assimiladas em conjunto por uma mesma pessoa, irá notar-se na vida do praticante a essência do Ninjutsu.

Céu:

- Meteorologia;

- Astronomia;

- Navegação por meio das estrelas e do sol;

- Compreensão das fases lunares;

- Budismo e restantes religiões e,

- Saber como afetam a vida das pessoas (sociologia).

Terra:

- Métodos de fazer fogo, transporte e medidas de segurança;

- Acampamento e sobrevivência na natureza selvagem e sem meios (inclui métodos de construção de abrigos, etc);

- Abertura e violação de fechaduras, habilidades de infiltração em edifícios e escape (exfiltração);

- Construção de armadilhas;

- Habilidades de infiltração em campos inimigos;

- Natação, técnicas de movimentação silenciosa e de luta debaixo de água.

Homem:

- Ter uma profunda compreensão sobre a espionagem. (O estudo da espionagem será a sua meta fundamental);

- Psicologia (aprofundar no estudo da psicologia inversa e manipulação mental), leitura facial, corporal e labial (técnicas para entender um discurso sem o uso da audição e métodos de percepção de comunicação ou mensagens subliminares pela forma como se movimenta a pessoa a ser estudada ou a forma de se exprimir facialmente);

- Linguística, dialetos regionais e discurso eloquente;

- O idioma japonês;

- Estratégia militar e técnicas de guerrilha;

- Todas as formas de escalada;

- Ser competente com o uso de cordas e os diversos tipos de nós (como arma e também para construção de armadilhas, abrigos, escadas, etc);

- Jogos de memória;

- Fazer uma formação numa escola de teatro (para ajudar no trabalho de Yo-Nin);

- Conhecimentos de criptologia;

- Sigilo e camuflagem;

- Comunicação por sinais ocultos e/ou códigos;

- Escutismo sozinho e em grupo;

- Leitura de rastos (é importante saber ler e interpretar toda a informação não intencional deixada por outras pessoas);

- Fabrico de armas;

- Armas de fogo (se estiverem em idade de fazer serviço militar, aconselho para aprenderem a manusear uma arma de fogo e também pelo restante conhecimento);

- Primeiros socorros (Na Kuroryukan a partir deste ano passou a ser obrigatório todos os cintos negros fazerem uma formação em socorrismo);

- Estudo de lógica;

- Treino em Artes Marciais nas suas respetivas linhagens;

- Preparação física.

Aconselho adquirir bibliografia séria e histórica sobre o Ninjutsu e treinar, treinar muito, com um professor qualificado e eficiente.

Esta lista é básica. O nível de conhecimentos estende-se um pouco mais.


Comentários

Acompanhe os nossos conteúdos