Nuno Santos Shihan

"Um homem, conhece as suas limitações, um guerreiro...
supera-as... "

Kuji In 九紙印

臨 Rin - Poder - força da mente, corpo e espírito. Estou capacitado com energia vital.
兵 Pyo - Energia - direção energética. Eu conheço meu profundo eu espiritual e não sou tentado por distrações.
闘 Toh - Harmonia - Estou uno com o Universo. Eu perdoo todas as injúrias, ofensas e episódios menos bons do passado e presente.
者 Sha - Cura - de si e dos outros. O fluxo de energia divina infinita flui através de mim curando-me e curando outros.
皆 Kai - Intuição - Premonição do perigo, sentir as intenções de outros.
陣 Jin - Consciência - Sentir o pensamento dos outros. Através do Infinito, eu conheço a mente de todos e de cada um.
裂 Retsu - Dimensão - Controlo do tempo e do espaço. Eu sou uno com a energia da realidade manifestada.
在 Zai - Creação - Compreensão da Natureza. Vejo a consciência das leis da natureza e eu sou essa consciência.
前 Zen - Iluminação absoluta. Eu sou o vazio e a luz.

A origem do Kuji-In perde-se nas areias do tempo. Foi citado pela primeira vez no texto taoísta Neipian, escrito por Ge Hong, texto esse também conhecido como Baopuzi. Em seguida, foi citado no texto budista chinês Wangsheng Lunzhu, tendo sido introduzido no Japão a partir do Shugendo, e das escolas budistas Shingon e Tendai.
Não é uma arte do Ninjutsu como é amplamente difundido. No entanto, por estar associado a práticas meditativas para despertar o lado espiritual, o Kuji In costuma ser utilizado nas artes marciais assim como o Chi Kung.
Literalmente, Kuji In significa “os nove selos silábicos”, pois é composto de nove etapas, cada uma contendo um mantra, um mudra, uma visualização e uma correspondência com os chakras, as quais são denominadas por nove sílabas japonesas.
A técnica do Kuji In consiste em executar todos os nove mudras em série, recitando o seu respetivo “mantra silábico”. Pode parecer simples, mas na verdade o Kuji In é apenas uma “chave” que vai dar acesso a todas as capacidades desenvolvidas durante as práticas do Kuji Ho (que será explicado adiante). O Kuji In é usado como parte de rituais maiores, tais como os rituais de limpeza e de purificação.
O Kuji Kiri, que literalmente significa “os nove cortes”, é uma técnica que consiste em desenhar no ar (“cortar o ar”) uma grelha de quatro colunas e cinco linhas, enquanto se recita os nomes de cada mudra. Ao recitar cada um dos mudras e cortar cada uma das linhas, o praticante desenvolve as capacidades adquiridas com o Kuji Ho para criar uma proteção, afastando qualquer influência negativa. É também possível desenhar um símbolo de proteção no meio da grelha, e a mesma pode ser também desenhada num pedaço de papel e ser usada como amuleto.
O Kuji Ho é o ritual completo do Kuji. Ele envolve a realização dos mudras, a recitação dos mantras em sânscrito ou em japonês e uma visualização para cada uma das nove etapas do exercício. Isso não é por acaso. Cada um desses elementos está relacionado a cada um dos Três Mistérios (San Mitsu): corpo, palavra e mente.
Os nove mudras, mantras e visualizações correspondem a nove chakras do corpo humano, os sete principais, o dantian inferior e o portão de jade. Ou seja, o Kuji Ho ativa nove centros de energia importantíssimos do ser humano, e o seu exercício diário permite o desenvolvimento de tais chakras e das capacidades a eles ligadas, sendo pré-requisito para muitas das práticas místicas orientais.
Mas, exatamente por lidar com nove dos principais chakras do ser humano, a prática do Kuji Ho deve ser feita com muita disciplina e paciência, sem pular etapas. Caso contrário, a única capacidade a ser adquirida será a de causar um desequilíbrio energético no próprio campo áurico, resultando numa quebra do sistema imunológico.
Por fim, há também o Kuji Kan, que consiste numa forma especial de meditação budista baseada apenas nas visualizações feitas durante o Kuji Ho. Possui o mesmo objetivo deste último, mas desenvolver essas capacidades apenas com as visualizações, sem recitar os mantras e fazer os mudras, não é para qualquer um.
As técnicas do Kuji são realizadas por todas as escolas místicas orientais, sendo mais tarde inseridas nas escolas de artes marciais, como o Ninjutsu, que supostamente deveria ensinar o Kuji Ho aos seus alunos…

​Na Kuroryukan Dojo faz parte do currículo a partir de Shodan.
​_________________________________________________________________________________

Com os pés à largura dos ombros e virado para sul, une as palmas em frente ao peito (gassho), cante três vezes "Om Namo Benzi" e baixe as mãos. A seguir levante as mãos na postura de Gassho acima da cabeça, bata uma palma e cante "Om", baixe as palmas ao nível da garganta e cante "Ah", baixe as palmas ao nível do peito e cante "Hum".

​Mantenha as mãos na postura de Gassho e cante o seguinte mantra:
On A Jichiya Horishiya Sowaka
​_________________________________________________________________________________

​Prepare-se para fazer o Kuji-In na frente de seu peito, realizar as visualizações e recitar os mantras como se segue:

​Passos para formar os selos:
Retirada sensorial – Sozinho, sente-se numa posição confortável e num local calmo.
Relaxar – Concentre-se na sua respiração.
Sensibilidade ao ki – Cultive e armazene ki no seu corpo.
Circulação de energia – Ganhar consciência da fluidez do ki na natureza e a habilidade de o mover.
Equilíbrio – Físico e mental que provem de um entendimento do Eu Interno e dos outros.
Harmonia – Poder de absorver ki e o redirecionar para outros fins.
Aplicar – Aprender a não fazer por fazer. A chave é praticar, ter paciência e perseverança. Por na mesa objetivos realistas e ver as coisas claramente como são. Partilhar o conhecimento para quem deseja aprender.

_________________________________________________________________________________

臨 Rin - Poder (Força da mente, corpo, espírito)

​Mantra: "Estou capacitado com energia vital", ou "eu sou forte".
Japonês - On Baishiraman Taiya Sowaka.
Sânscrito - Om Vajramanataya Swaha
​Chakra: Raíz

Este primeiro kuji geralmente é formado antes para que qualquer um dos outros possa ser efetivo. Ele destina-se a canalizar o poder em todo o corpo e está associado ao foco mental e geração de energia. Historicamente, isso seria em preparação para a batalha ou treino. A visualização deste kuji é fogo. RIN está associado ao chakra raíz, e uma vez purificado torna-se um catalisador para ativar chakras superiores.
Existem várias variações no mantra para cada um dos selos de mão, mas todos são muito semelhantes no conceito.

兵 Pyo - Energia (direção da energia)

Mantra: "Eu conheço meu eu espiritual profundo e não estou tentado por distrações" ou "Eu não tenho medo".
​Japonês - On Isha Naya In Tara Ya Sowaka
​Sânscrito - Om Ishaanayaa Yantrayaa Swaha
​Chakra: Sagrado

A energia canalizada por RIN é dirigida e controlada pelo kuji Pyo. A energia interior do praticante fica conectada com a energia fora do corpo. Também está associado ao ponto de partida da atividade da alma em direção a níveis superiores de consciência espiritual através do segundo chakra, que está localizado no Hara (quatro dedos abaixo do umbigo) e é considerado um reservatório para a energia vital. A maioria dos praticantes de artes marciais concentra a sua força explosiva neste chakra. O treino deste chakra melhora a saúde, dando ao praticante muito mais energia comparado a uma pessoa comum, uma força motriz mais forte, iniciativa e criatividade.
A visualização é uma intensa luz brilhante que flui com a respiração.

Ao inspirar mentalize uma energia a entrar pelas narinas, fazendo uma remoinho na cabeça e descendo pelas costas numa espiral até a base da coluna, sinta a energia acumulando-se e girando neste chakra. Então, ao expirar, mentalize esta energia a fazer o caminho inverso e a sair pelas narinas um fumo negro, simbolizando energias e emoções negativas a sair de si.


闘 Toh - Harmonia (Uno com o Universo e com o Eu)

Mantra: "Eu perdoo todos as injúrias, ofensas e todo o sofrimento do passado e presente", ou "Eu sou uno com a Energia Divina Infinita e na Harmonia com o Universo".
​Japonês - On jite rashi itara jiba ratano sowaka
​Sânscrito - Om Jitraashi Yatra Jivaratna Swaha
Chakra: Sagrado e Plexo Solar

A mediação e a conexão ao universo são uma parte importante do espírito Shinobi. O Toh é muito calmante, resultando numa conexão mais profunda com o ambiente em que se encontra, dando-lhe mais harmonia e equilíbrio. O terceiro ponto de foco do chakra é o plexo solar e as glândulas supra renais. A visualização é de um edifício de luz brilhante no plexo solar e observação de suas mudanças de cor.

Quando alguém compreende os princípios e conceitos da meditação, todas as diferenças entre o nosso ser e o objetivo da meditação desaparecem e nos unimos com o universo. A saúde flui naturalmente para o praticante. Começamos a percorrer o caminho certo nas nossas vidas, naturalmente. A este ponto uma aceitação por todas as formas de vida começa-se a manifestar. Os animais conseguem sentir a paz interior fazendo parecer que conseguimos falar com eles.


者 Sha - Cura (de si mesmo e de outros)

Mantra: "Estou curado", ou "O fluxo de energia divina infinita flui através de mim, curando a mim e a outros".
Japonês: On haya baishiraman taya sowaka
Sânscrito: Om haya vajramaantayaa swaha
Chakra: Plexo solar

A Toh conecta-se com o Universo e sua vibração. O Sha permite que a energia aproveitada seja direcionada para a cura de si e dos outros. Esta técnica é comum em vários sistemas de cura e baseia-se no conceito de aumentar a própria vibração. Este selo de mão está intimamente associado com ki, que é a força de energia dentro do corpo. Este chakra é considerado o ponto de divisão entre reinos espirituais inferiores e superiores. A visualização é uma luz brilhante que irradia do peito.

Em estados avançados, ele não emite energia para o paciente, ele gera essa energia no paciente e direciona para a zona necessária. Este é um grande aspeto deste selo que confere grande habilidade de cura. Todos os órgãos vitais do corpo passam a ser influenciados por este exercício.
A Medicina Alternativa japonesa conhecida como Reiki utiliza esta forma de canalização, embora por outros meios.


皆 Kai - Intuição (premonição de perigo, sentir a intenção de outros)

​Mantra: "Eu vejo, sinto e conheço as conexões de energia entre mim, o Infinito e todas as coisas", ou "Eu sou psíquico".
​Japonês: On nomaku sanmanda basaradan kan
Sânscrito: Om namah samanta vajranam ham
Chakra: Coração

O Kai aumenta a consciência sensorial de seus arredores, incluindo o estado emocional de outros e premonições de perigo. Essas "ligações externas" são as correntes de energia que precedem um evento. 


陣 Jin - Consciência (sentir os pensamentos dos outros)

Mantra: "Através do Infinito, eu conheço a mente de todos", ou "sou humilde e conhecedor".
Japonês: On aga naya in maya sowaka
​Sânscrito: Om jyotihi chandoga jiva tay swaha
Chakra: Garganta

Pode parecer semelhante ao conceito de intuição, mas aprofunda mais num nível que pode até parecer intrusivo, permitindo ao praticante ouvir os pensamentos dos outros, protegendo seus pensamentos dos outros. Este kuji de alto nível requer cuidados delicados e recomenda-se que você não julgue o que percebe dos outros, assim será capaz de perceber com mais clareza.


裂 Retsu - Dimensão (controlo do tempo e espaço)

Mantra: "Eu sou uno com a energia da realidade manifestada", ou "Eu sou carismático".
Japonês: On hirota ki shanoga jiba tai sowaka
​Sânscrito: Om jyotihi chandoga jiva tay swaha
Chakra: Garganta e Terceiro olho

As implicações deste kuji são profundas em teoria, permitindo ao praticante o controlo do tempo e do espaço, abrindo a mente à perceção de diferentes fluxos de energia. O conceito é que toda a matéria consiste em ondas de energia que estão sendo constantemente recriadas. Visualizar esta recriação muda a perceção do tempo. 


在 Zai - Criação (compreensão da natureza)

Mantra: "Eu sou a realidade manifestada", ou "Vejo a consciência das leis da natureza, e eu sou essa consciência".
Japonês: On chirichi iba rotaya sowaka​
Sânscrito: Om srija iva rtaya swaha
​Chakra: Terceiro olho

Embora o Toh conecte o praticante à natureza de forma meditativa e harmoniosa, o Zai permite um nível de controlo elementar. Isso pode significar o controlo de elementos naturais como o céu, o rio, as árvores e até mesmo os animais para ajudar o praticante em sua intenção. Será mais correto dizer que passamos a perceber a forma de agir da Natureza e passamos a agir em harmonia com os elementos naturais. Mostra-nos que estamos ligados a tudo o que nos rodeia e isso nos enche de uma sensação de bem-estar única. A visualização é um grande fluxo de luz que irradia deste chakra.


前 Zen - Absoluto (iluminação)

Mantra: "Eu sou o vazio e a luz".
Japonês: On a ra ba sha n sowaka
Sânscrito: Om ah ra pa cha na dhi​​
​Chakra: Coronário

Em cada um dos estágios da iluminação que vem das nove sílabas vem um novo conjunto de confrontações internas, que devem ser abordadas e controladas antes de passar para o próximo nível.
Este selo leva-nos a reconhecermos quem nós realmente somos. A visualização é um fluxo de luz muito intenso a entrar pelo topo da cabeça (energia universal) até ao chakra raíz, sentir essa energia a ativar cada um dos chakras em simultâneo (energia circular no sentido horário) para depois sair com a mesma intensidade pelo topo da cabeça.


A prática dos nove selos é conhecida como parte do Ninjutsu, mas infelizmente não é ensinada por todos os professores. O conceito de iluminação é parte integrante da arte.
Você pode optar ou não por praticar o Kuji In, Kuji Kiri e Kuji Ho, mas recomenda-se que reveja constantemente as suas intenções. Não só com cada selo, mas com a sua evolução na arte, no espírito, na mente, no coração e na vida.

​Vídeo de exemplo para visualização e recitação dos mantras:


Comentários

Acompanhe os nossos conteúdos