Meditação
A meditação é um estado particular de atenção ao momento presente, de forma intencional e sem julgamento,
que o pode ajudar a experimentar um novo nível de satisfação consigo e com a vida.Como pode ajudá-lo?
Paz Interior - Reduza o stress, a ansiedade, a irritabilidade, a preocupação e os pensamentos ruminantes.
Viver no Presente - Aprenda a viver o momento tal como ele é, desfrutando de tudo o que ele pode oferecer.
Produtividade - Aumente a sua capacidade de foco, concentração e de memória, tanto a nível pessoal como profissional.
Saúde - Reduza a dor crónica, a hipertensão e as enxaquecas. Tenha um papel ativo na prevenção da sua saúde.
Dicas
Meditação como autocontrolo
Os benefícios da meditação são comprovados cientificamente. Seja para acalmar a mente inquieta, conhecer-se melhor, encontrar o equilíbrio ou a verdade sobre si mesmo. No entanto, a prática não é assim tão simples, principalmente para quem está a começar.
A meditação
A meditação é uma prática oriental realizada há mais de cinco mil anos como medicina alternativa para o corpo e a mente.
A prática leva à perfeição
Quando se está a começar é importante insistir para que a prática se torne um hábito. Os benefícios não são imediatos, vem à medida que a mente e corpo se vão acalmando.
Comece pela respiração
Inicie a prática com a respiração profunda, inspire e expire lentamente, depois de alguns segundos concentre-se apenas na sua respiração.
Não fique frustrado
É normal sentir-se frustrado por não conseguir meditar à primeira, afinal é uma questão de prática, basta deixar fluir e não desistir. Foque-se na respiração e recomece novamente.
Mantenha um ponto fixo
A chama de uma vela é a mais comum, mas existem diversas formas de ajudar a mente a concentrar-se olhando fixamente para um ponto.
Procure um bom professor
Se tem dificuldades em concentrar-se sozinho, uma boa solução é procurar um professor para uma meditação guiada. Com o tempo irá aprender diversas técnicas que o irão ajudar a praticar sozinho.
Não se deixe distrair
Certifique-se que os cinco ou trinta minutos de meditação serão reservados apenas e exclusivamente para isso. Desligar os aparelhos eletrónicos e avisar a família podem ser as soluções.
Use um Zafu para ajudar
A almofada circular é específica para a prática. Permite que se sente na posição certa e sem perder o foco com desconfortos.
Crie o seu cantinho de meditação
Escolha uma divisão ou parte da casa para montar o seu "cantinho da paz", como uma espécie de mini santuário longe de qualquer distração.
Experimente várias técnicas
Existem muitas ferramentas que podem ser exploradas como técnicas de respiração, meditação guiada, meditação transcendental, binaural beats, sons da floresta, etc.
Mantenha o compromisso
Anote na agenda, coloque lembretes e faça da meditação parte da sua rotina assim como os outros compromissos, com horário e tempo reservado.
Sinta as partes do seu corpo
Mesmo concentrando na respiração, comece conscientemente a sentir cada parte do seu corpo começando pelos pés até à cabeça. Não precisa de se tocar fisicamente.
Leia bastante sobre o assunto
Quanto mais ler e aprender sobre o assunto, mais fácil será descobrir as melhores técnicas e métodos para praticar.
Pratique o "mindfulness"
No carro, no trabalho ou mesmo nos transportes públicos tire três a cinco minutos de silêncio para fazer respirações profundas e aliviar as tensões.
Considere meditar pela manhã
Meditar logo cedo pode deixar a sua cabeça mais tranquila para começar bem o dia e afastar o stress antes que ele apareça.
Oiça músicas relaxantes
Uma boa música pode ser a conexão que falta para atingir aquele nível de concentração. Na internet encontra uma infinidade de listas para meditar, relaxar e até fazer Yoga.
Visualize a luz que flui do seu corpo
Imaginar luzes coloridas ajuda a liberar os bloqueios do corpo. Visualize a luz a entrar e a sair do seu corpo como uma espécie de limpeza.
Pratique a gratidão
Mesmo que não consiga perceber os benefícios da meditação inicialmente, seja grato por começar e conseguir tirar um tempinho para cuidar da sua paz.
Crie o ambiente
Velas aromáticas, incensos, pedras, cristais e outros objetos que tenham significado positivo ajudam a criar um ambiente favorável à prática.
Não se preocupe com as mãos
Não precisa de seguir este modelo, as mãos podem ficar soltas ao lado do corpo, no colo, sob as pernas ou na forma que for melhor para si.
Antes de praticar, defina a sua intenção
Se tem uma preocupação ou assunto pendente, defina-o antes de começar a praticar a meditação, para facilitar a "mensagem" que gostaria de receber durante a meditação.
Mantenha os olhos abertos
Para quem está a começar, manter os olhos abertos garante uma maior concentração. Com os olhos fechados é mais fácil distrair-se com os fatores externos, como barulhos.
Defina horários
Agende alarmes que assegurem o tempo mínimo da prática. Comece com sessões de três a cinco minutos e vá aumentando até chegar à meia hora ou até mais.
Experimente posições diferentes
Além da tradicional posição "lótus", pode sentar-se numa cadeira, deitar-se ou meditar da forma que for mais eficaz, o importante é concentrar-se e estar confortável.
Deixe o pensamento fluir
Quando os pensamentos invadem a mente a técnica é focar-se na respiração e mentaliza-los como "visitantes indesejados" que apenas chegam e passam. Tente não pensar muito.
O silêncio como cura
Apesar de ser difícil, quando está em silêncio absoluto a sua mente experimenta o real sentido dos seus pensamentos.
Escolha o "seu" lugar
Meditar em lugares abertos funciona para muitas pessoas, o controlo da mente com a interferência dos barulhos externos é um exercício difícil de autocontrolo.
Comentários
Enviar um comentário