Nuno Santos Shihan

"Um homem, conhece as suas limitações, um guerreiro...
supera-as... "

Etiqueta no Dojo


O Dojo é o local onde os ensinamentos da arte marcial são passados aos praticantes; como tal, deve ser um local onde a seriedade e o respeito imperam. No nosso Dojo, seguem-se as regras tradicionais de boa conduta, características dos Dojo japoneses, pontos de origem do Ninjutsu e de qualquer outra Arte Marcial. Portanto, é importante que cada praticante tenha noção que, dentro do local de treino (e preferencialmente em todas as outras situações do dia a dia), deverá comportar-se de acordo com a herança moral desta Arte Marcial. As regras abaixo devem ser compreendidas e respeitadas por todos os praticantes do nosso Dojo.

• O DOJO é da responsabilidade de todos que usam o seu espaço. Sinta-se em casa para dar informações a visitantes, arrumar o que estiver desarrumado, limpar o que estiver sujo.

• Colabore no que puder para a melhoria do espaço do Clube.

• Mantenha a higiene pessoal e do seu Gi (Shinobi Shozoku).

• Entre sempre no local de treino com pés e mãos limpos e unhas bem aparadas.

• Não use joias (anéis, brincos, pulseiras, relógios), perfumes muito fortes ou qualquer acessório que prejudique o seu treino ou dos seus parceiros.

• Não ande pelo Dojo sem estar completamente vestido.

• Ao entrar e sair da área de treino faça sempre a saudação em pé ao local.

• Se chegar com a aula já iniciada, entre no recinto discretamente, coloque-se em SEIZA, pedindo licença ao professor para iniciar o treino. Após autorização deste, faça a saudação e junte-se ao grupo.

• Caso precise realmente sair antes do fim do treino peça sempre licença ao professor. NUNCA saia durante um treino sem autorização deste.

• Dentro do dojo, NUNCA trate os professores pelo nome próprio, mesmo que tenha relação próxima com eles. O mais apropriado é tratá-los por Sensei (Professor).

• Não recuse treinar com nenhum parceiro quando indicado pelo professor.

• Ajude quem precisa, mas jamais corrija o seu parceiro, a não ser que você seja instrutor ou monitor da aula.

• Nunca pense que estará atrapalhando alguém por não saber executar alguma técnica. Estamos todos a aprender, ajudando-nos uns aos outros.

• Respeite os alunos mais graduados (especialmente os cintos negros). Na Kuroryukan demora-se entre 6 a 8 anos para a graduação de Shodan. Lembre-se que estes não chegaram a essa graduação por mero acaso.

• Fale o mínimo possível durante os treinos.

• Quando o professor estiver demonstrando uma técnica, fique sentado, em silêncio e atento. Caso não tenha compreendido bem, observe os outros, execute o pouco que percebeu e espere ser corrigido pelo professor ou instrutor assistente.

• Se for absolutamente necessário perguntar algo ao professor, chame-o discretamente, levantando o braço direito. Nunca grite para chamar a atenção dele.

• Treine exatamente como orientado pelo professor. Se quisesse faze-lo apenas à sua maneira não necessitaria vir ao dojo.

• Na Kuroryukan realiza-se de 6 em 6 meses um Coloquium para avaliação e discussão sobre as formas de execução das Kata e eficácia das técnicas estudadas em Randori. Nesse evento, que pode demorar entre 4 a 8 horas, serão apresentadas todas as dúvidas e pontos de vista de cada um dos praticantes. Na rotina diária pratique o que lhe é ensinado as vezes necessárias até estar integrado na sua memória muscular para depois se iniciar o estudo da aplicação das técnicas estudadas em Randori.

• Treine com afinco e energia mas sempre respeitando a integridade física do colega. Durante as aulas há sempre pessoas de diferentes sexos, idades e capacidade física. Enquanto o ideal é sempre treinar tão vigorosamente quanto possível, as capacidades físicas e as metas de treino de cada parceiro devem ser levadas em consideração. Cada pessoa tem condições e razões diferentes para treinar. Devemos respeitar suas expectativas.

• Esteja consciente do que ocorre ao seu redor. Doseie a intensidade dos movimentos à sua condição física. Tenha responsabilidade sobre você mesmo.

• Não deixe de fazer nenhuma técnica (a não ser que esteja magoado).

• Se estiver com alguma lesão ou incapacidade física comunique-a obrigatoriamente ao professor, antes de iniciar o treino.

• Evite frequentar as aulas se estiver com alguma doença transmissível por ar ou contacto.

• Sente-se sempre em SEIZA ou FUDOZA. Não sente encostado na parede ou em outra posição. Mantenha sempre uma boa postura em todas as situações.

• Nunca use o telemóvel dentro do Dojo durante os horários de treino.

• Mesmo estando fora do recinto da aula, mantenha silêncio durante os treinos e não converse com quem está dentro da aula/treino.

• Não se atrase nem deixe de pagar as mensalidades; se precisar ausentar-se por algum tempo dos treinos por viagens ou doença avise o professor. Lembre-se que a sua contribuição é necessária para suportar as despesas que possam ocorrer para o funcionamento do Dojo ou para aquisição de material de treino.​

Alterações aprovadas em reunião pelo Conselho Diretivo e pelos membros do Hombu Dojo em 01 de agosto de 2017.Adenda válida a partir da época 2017/2018

* Pontualidade - Chegar sempre 10 minutos antes da hora de início para evitar atrasos na aula.

* 15 minutos de tolerância de atraso para quem não avisar. Depois disso fica impedido de participar na aula.

* Para quem avisar, mesmo se já estiverem todos em treino técnico, é obrigatório o aquecimento e preparação física 20/40. Depois disso deve pedir licença para participar na aula.

* Mensalidade - Entregar a contribuição mensal à Administração Financeira obrigatoriamente no início de cada mês. Dá-se tolerância até dia 10 de cada mês no máximo. Depois desse prazo fica impedido de frequentar as aulas técnicas, seminários e/ou eventos de qualquer tipo até ao último dia desse mês. No mês seguinte, quando entregar a contribuição mensal deverá entregar mais 5€ de coima pelo mês atrasado.

* Membros com dificuldades económicas devem comunicar ao respetivo Sensei. Essa informação será confidencial.

* O incumprimento da contribuição mensal e a ausência sem aviso e justificação das aulas técnicas durante três (03) meses, dá direito a suspensão imediata e cabe ao Conselho Diretivo avaliar a situação.

* Durante toda a aula (formatura, saudação e finalização) evitar paragens sem autorização do Sensei responsável.

* Passam a ser proibidas todas as conversas que não tenham a ver com a aula e matéria estudada. As sanções a aplicar são: 1º Aviso = 50 flexões feitas de imediato 2º Aviso = Dispensa imediata da aula.

* Será reservado, antes da saudação final, um momento de conversa para tratar de qualquer assunto.

* Os membros que não estejam federados perdem o direito a fazer exames de graduação e a frequentar seminários técnicos, acampamentos, etc, devido à falta de seguro anual contra todos os riscos. O valor do seguro e a documentação pedida anualmente deverá obrigatoriamente ser entregue ao Kancho (Diretor Técnico) da Kuroryukan Dojo, no início de cada ano letivo.

* A Avaliação do Sensei passará, a partir do ano letivo de 2017/2018, a ser lida pelo Conselho Diretivo (incluindo as fichas dos membros do Conselho) para a Kuroryukan efetuar mais eficazmente as resoluções e melhoramentos a fazer. Sempre anotando os tópicos mais importantes e discutindo os mesmos em reunião geral com todos os membros da Kuroryukan Dojo, incluindo MCIP. Qualquer mensagem dirigida ao Sensei (desabafo, assuntos privados, etc) deve ir anexada com o título Confidencial, para o assunto e a privacidade de cada um ser devidamente respeitada.

* Fichas de trabalho, exames escritos, Avaliação do Sensei, avisos de falta, etc, deverão ser comunicados para o email oficial, sob pena de não serem validados. Avisos de atraso ou de falta inesperada comunicar diretamente ao Sensei de cada Dojo via Viber e/ou sms.

* Os Comunicados Oficiais passarão a ser divulgados via correio eletrónico, página do Facebook e página oficial (seminários e eventos de qualquer tipo).

* A participação em seminários e eventos externos à Kuroryukan terá que ter como mínimo dez participantes a representar a escola. Somente praticantes graduados (a partir de 1ºDan) poderão participar nesses eventos externos individualmente como praticantes da Kuroryukan Dojo e MCIP. Qualquer grupo formado a representar a escola terá que ter como mínimo um graduado responsável. A participação sem autorização ou conhecimento da Kuroryukan Dojo em eventos externos será a título individual e não como praticante da mesma e a Kuroryukan Dojo não se responsabiliza por qualquer lesão contraída e/ou comportamentos considerados inadequados.

* Os Randori (sparring), com e sem armas, passam a ser de carácter obrigatório para todos a partir de 5ºKyu (Cinto Amarelo). Sendo a Kuroryukan uma escola que pretende desde o seu projeto inicial dedicar-se a estudar e investigar a eficácia das técnicas introduzidas no Programa Técnico não faz sentido deixar de o fazer. Isso seria quebrar a imagem de marca da nossa Escola, que preserva a sua linhagem tradicional, mas que também se aperfeiçoa e evolui procurando a eficiência máxima para os tempos atuais.

Comentários

Acompanhe os nossos conteúdos