Nuno Santos Shihan

"Um homem, conhece as suas limitações, um guerreiro...
supera-as... "

Código Bushido

O Bushido significa o “Caminho do Guerreiro” (Bushi - Guerreiro, Do - Caminho). Este foi durante muitos séculos, o código de conduta dos Samurais, uma casta guerreira engrandecida pelos seus actos heróicos, e pelo seu desprezo pela vida sem honra.

Hoje em dia o código Bushido é muito apreciado pelos praticantes de artes marciais, mas também por pessoas de outras áreas, nomeadamente do mundo empresarial, pois vêem nele uma vantagem para se distinguirem dos seus concorrentes.

É um facto que o código de conduta que os samurais seguiam (Bushido), foi criado por homens, mas seguia na sua essência, o conceito Budista Zen que estava a varrer toda a sociedade japonesa na época. Foi também influenciado pelos seus vizinhos chineses, os quais desenvolveram a prática religiosa do taoísmo e do budismo, principalmente nos grandes templos.

O Bushido, segundo alguns autores, foi uma adaptação do Zen à cultura da guerra e da total obediência ao “amo”, possibilitando dessa forma a criação de um código que desenvolvesse nesses homens, um grande sentido de honra com o propósito de servir com total lealdade e empenho, o Imperador.

Os guerreiros samurais usavam as artes marciais como ferramenta para fortalecer, tanto a sua técnica, quanto o seu espírito. Mais do que acertar no alvo com sua flecha ou cortar algo com sua espada, um samurai visava sempre refinar o seu espírito, com a autodisciplina e o autocontrole, para assim estar sempre preparado para as situações mais adversas possíveis.

Nos dias de hoje estas são qualidades que qualquer líder de referência terá que possuir. Através da autodisciplina e do código de conduta Bushido, podem implementar-se estratégias de sucesso nas empresas ou na vida pessoal.



Comentários

Acompanhe os nossos conteúdos