Nuno Santos Shihan

"Um homem, conhece as suas limitações, um guerreiro...
supera-as... "

Kobudō

Sabia que...

Kobudō, traduzido literalmente, significa "arte marcial antiga". Refere-se à tradição guerreira dos Samurai, os estilos e artes que criaram e que chegaram até aos nossos dias.

O Kobudō é formado por uma grande quantidade de estilos (em japonês Ryū), que ensinam as técnicas das diversas armas utilizadas pelos Samurai, como por exemplo o Kenjutsu (técnicas com espada), Jōjutsu (técnica com bastão), Naginatajutsu (alabarda), entre outras.
Para ser considerado Kobudō, um estilo precisa ter sido fundado antes de 1868, o ano da restauração Meiji no Japão, que marcou o fim dos Samurai como classe social.

São estilos que possuem até 700 anos de história. Suas técnicas e ensinamentos filosóficos são passados da mesma maneira por gerações e gerações de mestres e discípulos. Alguns dos maiores guerreiros da história do Japão, como Miyamoto Musashi, Tsukahara Bukuden e Yagyu Muneyoshi entre outros, fundaram estilos que existem até aos nossos dias, preservando o pensamento e técnicas destes Samurai.

As Artes Marciais criadas depois de 1868 são chamadas Gendai Budō, ou "Budō Moderno". São artes como o Kendō, Aikidō e Jūdō, que foram fundadas no início do século XX.

Kobudō e Koryū

O Kobudū também costuma ser referido como Koryu. Esta denominação é bastante usada para evitar confusão com Ryukyu Kobudō, que é a prática de armas dentro do Karate, que não tem relação com os estilos de Kobudō.
Outros termos usados para designar as artes criadas pelos Samurai são Būjutsu, Kobūjutsu, Koryū-Būjutsu e Koryū-Budō, entre outros. Na Kuroryūkan adotamos Būjutsu por ser o termo utilizado na World Ninjutsu & Būjutsu Federation, Federação representada por nós em Portugal.


Comentários

Acompanhe os nossos conteúdos