Nuno Santos Shihan

"Um homem, conhece as suas limitações, um guerreiro...
supera-as... "

Vida...

Ao longo da tua vida vais encontrar muitas pessoas diferentes.
Vais encontrar pessoas arrogantes, que acham que são donas da razão e então se tiverem poder, vão mostrar-te que podem exercê-lo.
Vais encontrar pessoas bondosas, humildes e honestas, que por muito poder que tenham, sempre te tratarão com respeito e como uma pessoa igual a elas, porque entendem que assim é. Que ninguém é mais importante que ninguém.
Vais encontrar altruístas e egoístas. Vais encontrar pessoas que mudam, conforme lhes convém.
Vais encontrar heróis, entre aqueles que pareciam ter medo de tudo e cobardes, entre aqueles que enchiam o peito de ar parecendo pavões.
Vais encontrar pessoas que te vão imitar, algumas porque querem ser como tu, porque te admiram ou porque te acham um exemplo a seguir.
Vais encontrar pessoas que vão querer aproveitar-se de ti ou das tuas ideias, porque sentem inveja de ti, porque não são felizes com elas próprias. Porque não entendem que nunca deveriam comparar-se contigo, mas sim, tentar trazer ao de cima o que de melhor há nelas.
Vais encontrar pessoas irresponsáveis, que nunca conseguem cumprir acordos, prazos ou compromissos. Vais encontrar pessoas incompetentes, que prejudicam os outros devido ao seu desleixo ou mau caráter.
Vais encontrar verdadeiros líderes, que te motivam, que dão o exemplo e que te fazem ser melhor.
Vais encontrar pessoas verdadeiras e pessoas falsas.
Vais encontrar pessoas mentirosas, pessoas que não ouvem os outros com a atenção devida e que arranjam desculpas.
Vais descobrir o que é a honra, a integridade e o caráter.
Lembra-te de uma coisa: a verdadeira essência de cada um, só vem ao de cima, em situações de crise e desespero.
Observa-as. Vê de que forma mudam.
A tua essência, ninguém pode copiar. Podem mostrar-se iguais a ti em dias normais, mas depois há um dia em que vês claramente quem é quem.
Vês claramente de que fibra és feito e de que fibra são os outros feitos.
Há dias em que vais chorar desalmadamente, como se estivesses completamente perdido no mundo e todas as luzes do céu se tivessem apagado, mas depois há outros dias, em que até durante o dia vais conseguir ver as estrelas a brilhar no céu, porque quem tu és, poucos são.
Porque tu próprio, és uma estrela e as estrelas brilham a toda a hora, iluminando o caminho de todos os que sentem.


Comentários

Acompanhe os nossos conteúdos