Nuno Santos Shihan

"Um homem, conhece as suas limitações, um guerreiro...
supera-as... "

Graduação nas artes marciais - Bugei no Sotsugyo

Vejo atualmente opiniões e comentários sobre a estrutura de graduações em sistemas de defesa pessoal modernos e em Gendai Budo. Algumas concordo, embora que parcialmente, noutras chego a por as mãos na cabeça de embaraço (não por mim, mas embaraço pelos autores). 
Quero dizer algo sobre o assunto, no entanto, sublinho que a minha opinião é formada através de muito estudo sobre a história e cultura marcial como também através de transmissão oral pelos meus professores.

Um pouco de história...

武芸の卒業
Bugei No Sotsugyo
Graduação nas Artes Marciais
 
O sistema 段 Dan e 級 Kyu, conhecido e usado atualmente nas disciplinas marciais, assim como os cintos coloridos e uniformes, não eram usados nas artes marciais tradicionais, onde havia somente o sistema chamado  免許 Menkyo (licença) através de 巻物 Makimono (papiro ou documentos manuscrito). O sistema de Dan-Kyu começou aproximadamente em 1887, com a divulgação do Gendai Budo (artes marciais modernas), sendo especificamente um método de graduação do Judo, e que foi adotado posteriormente pelas outras disciplinas. O sistema Menkyo (licença) é dividido em 初伝 Shoden (目録 Mokuroku), 中伝 Chuden (Chu-Gokui), 奥伝 Okuden (極位Gokui), 免許 Menkyo (指南 Shihan Menkyo) e 皆伝 Kaiden (允可 Inka). Normalmente os praticantes dos Koryu (estilos antigos) eram licenciados como Shoden, Chuden, Okuden, Menkyo, e finalmente, após receber todos os níveis precedentes, recebiam o 免許皆伝 Menkyo Kaiden, que significa literalmente, "licença total da transmissão." Contudo, cada Ryuha seguia os seus próprios critérios para licenciar os praticantes. A licença total ou Menkyo Kaiden implica que o praticante alcançou todos os conhecimentos, técnicos e filosóficos da tradição. Aquele que recebia o Menkyo Kaiden podia fundar o seu próprio ramo da escola transmitida por seu mestre ou continuar sem alterar os seus ensinamentos. A licença podia ser passada entre membros da mesma família, como é o caso de 家伝 Kaden ou 一子相伝 Isshi Shoden (de pai para filho), como também para outros que não tinham linhagem sanguínea.

Tanto o sistema antigo como o moderno estão vinculados aos métodos de ensino, no entanto, olhando pelo ponto de vista e perspetiva do 武術 Bujutsu ou Ciência Marcial, no qual o foco era a decisão entre a vida e a morte ou sobrevivência, não é possível ignorar que o senso deste sistema na personalidade do discípulo seja o ponto principal, o mestre por prudência, não deveria transmitir descontroladamente todas as técnicas e conhecimentos, sem antes ter observado a técnica, os atos e caráter do discípulo.

Ainda que o 現代武道 Gendai Budo ou Artes Marciais contemporâneas sejam oriundos dos 古流 Koryu (tradições antigas), o seu desenvolvimento foi em época de paz e com objetivo de evolução espiritual e física perante a perfeição das técnicas aplicadas como desporto ou como prática recreativa, não havendo mais as mesmas preocupações que na transmissão de técnicas e conhecimentos bélicos usados para matar na sobrevivência. Assim, desde o inicio da prática é revelada a totalidade das técnicas, nada mudando nas técnicas, somente a execução evoluciona ao mesmo tempo em que o praticante refina e se transforma. O progresso estrutura-se de maneira a que corpo e espírito evoluam. Os graus (Dan ou Kyu) são os símbolos desta evolução.

No entanto, com a globalização das culturas, mesmo algumas tradições antigas absorveram e misturaram ambos os métodos de licença e graduações relatadas. Assim, gradualmente, o praticante tem o seu desenvolvimento técnico e espiritual representado pelos graus modernos de Kyu e Dan e, conjuntamente, ao alcançar determinados níveis, ele poderá receber os certificados de licença, conforme a tradição antiga. Apesar de serem muito particulares as aplicações e requisitos dessas graduações, frequentemente a licença Shoden pode ser conferida ao 2º ou 3º Dan, Chuden ao 4º ou 5º Dan, Okuden ao 6º ou 7°, Kaiden ao 8º ou 9º, e Menkyo Kaiden ao 10º.

級 Kyû (nível)
段 Dan (grau)
初伝 Shoden (transmissão inicial)
中伝 Chûden (transmissão mediana)
奥伝 Okuden (transmissão secreta)
免許 Menkyo (licença, certificado, permissão)
皆伝 Kaiden (transmissão total)

Voltando ao assunto do início do texto, a estrutura de graduação seja ela Menkyo (Ryuha) ou Dan-Kyu (Gendai Budo), é estritamente japonesa e diz somente respeito ao grau de evolução técnica/mental/espiritual do praticante e deve refletir o nível de conhecimento real desse mesmo praticante. 
É ridículo ver frequentemente sujeitos a receberem graduações em sistemas inventados por eles próprios por outras organizações pouco sérias, apenas porque entra "algum" dinheiro (com a crise sabemos que dá sempre jeito uns tostões a mais no orçamento mensal, mesmo que isso implique destruir a credibilidade perante o que fazem), como também me faz alguma confusão ver títulos e graus japoneses em sistemas de defesa pessoal do médio oriente que pouco ou nada têm em comum com Gendai Budo e muito menos com Ryuha.
Já não falo nos desportos de combate...ainda noutro dia tive a infelicidade de ver alguém a intitular-se de 2ºDan de MMA....!!!???….a sério???...de MMA?...será que essa pessoa sabe o que significa pelo menos as siglas M.M.A.?

Para resumir, antes de seguirem algum guru todo poderoso das artes marciais e da defesa pessoal, observem a sua conduta, o seu passado e antecedentes marciais, vejam-no trabalhar e observem também os seus alunos. Não caiam em esquemas de ensino online (a sério???? será que também posso ser engenheiro a ver vídeos no Youtube? Bem, o Sócrates conseguiu ser aprovado como engenhocas a um domingo e sem frequentar tal universidade pelo que constou por aí).

Graduações são o resultado de muito estudo, de muito trabalho e de uma vida inteira dedicada a uma paixão. Felizmente a maioria dos McDojo e dos mestres do Finjutsu vão sendo detetados e postos de lado. Só tenho pena daqueles que seguem modas e dos incautos que têm preguiça de investigar.


Comentários

Acompanhe os nossos conteúdos