Nuno Santos Shihan

"Um homem, conhece as suas limitações, um guerreiro...
supera-as... "

Godai no Kokyū Hō

Como respirar inspirando-se nos Elementos. Excelente para relaxar a mente.

Godai no Kokyū Hō

地 Elemento TERRA (Chi)

É o método correto para utilizar quando nos sentimos agitados, nervosos ou afetados emocionalmente. Pode-se chamar: "o método respiratório para chegar à calma".
Dirigir (em todos os métodos) sempre a nossa atenção à respiração.
Inspirar lentamente, enchendo os pulmões e pressionando o diafragma, expandindo toda a zona abdominal durante aproximadamente oito segundos (para contar de maneira uniforme utilizar como referência os batimentos cardíacos).
Não manter a respiração, mas sim expulsar o ar imediatamente e lentamente (oito segundos aproximadamen­te) forçando, sobretudo, a última fração do ar contido nos pulmões.
A posição mais cómoda e correta para realizar todos estes métodos respiratórios será a conhecida como lótus do Yoga (蓮華座 Rengeza ou 跏座 Kaza) ou 半蓮華座 Hanrengeza - Hankaza 半跏座 (Meio-lótus). Mesmo que não consiga se sentar nessas posturas pode realizar os métodos sentando-se numa cadeira. Em qualquer caso, a posição deve ser cómoda e relaxada, ainda que as duas apresentadas anteriormente tenham comprovadas vantagens e maior eficácia.
Em cada método respiratório pode ser de ajuda visuali­zar um símbolo, correspondente ao elemento que se está a trabalhar.
Neste primeiro caso, o elemento Terra poderá ser representado por uma montanha dentro de uma paisagem, com toda a ideia de estabilidade e calma que pode refletir nela.

水 Elemento ÁGUA (Sui)

Em situações excessivamente tensas ou rígidas, utilizare­mos este método para aumentar a nossa adaptabilidade e flexibilidade. A intenção será alcançar fluidez.
Começar inspirando lentamente, enchendo os pulmões e pressionando o ar como explicado acima, durante aproximadamente oito segundos.
Com os pulmões cheios, manter durante aproximada­mente três segundos.
Expulsar lentamente o ar até esvaziar por completo os pulmões, forçando especialmente na zona inferior do abdómen.
Depois disto, manter outros três segundos a pressão abdominal antes de começar de novo o ciclo respiratório.
Visualizar mental­mente uma costa rochosa com as ondas do mar batendo sobre elas, e tentar acoplar o ritmo respiratório aos movimentos das ondas imaginarias.

火 Elemento FOGO (Ka)

Quando nos sentimos fracos, indecisos ou manipulados por outros, aplicamos o seguinte método respira­tório, utilizado para nos "recarregarmos" e canalizar as nossas decisões ou intenções para "reacender” a nossa energia mental.
Relaxar os músculos do peito e seguidamente encher os pulmões numa rápida e forte inspiração, expandindo o estômago ao nível do plexo solar. O ar deve entrar com ímpeto. Não reter o ar inspirado, mas sim expulsá-lo bruscamente e com ligeireza, contraindo os músculos do plexo solar. Utilizar os músculos na zona do plexo solar para mover o ar para den­tro e fora do corpo com rapidez.
Manter relaxados os ombros e as costas durante a repetição dos ciclos: inspiração/expiração.
Visualizar o elemento fogo em forma de carvão em brasa, como na forja de um ferreiro, imaginando como nosso rápido ciclo respiratório aviva o fogo da forja, como se tratasse de um fole.

風 Elemento VENTO (Fu)

Quando nos sentimos intelectualmente pressionados, emocionalmente controlados, utilizaremos este sistema respi­ratório para desenvolver a intuição.
Relaxar os músculos do peito e no momento realizar uma inspiração rápida e profunda, dirigindo o ar para o abdómen.
Manter a respiração durante três segundos aproxima­damente. Sentir a pressão interior sobre os músculos do abdômen.
Expulsar o ar lentamente durante aproximadamente dez segundos, até esvaziar completamente os pulmões.
Visualizar o elemento Ar na forma de um bosque com árvores altas, as folhas movendo-se com força do vento. Imaginar este vento a ser gerado pela nossa própria respiração.

Recordar a importância de empregar o Mudra correspondente a cada método respiratório. Estes quatro Mudras são variações dos nove principais (九字印 Kuji In) e como nestes, o que se pretende é canalizar e controlar a nossa energia através dos gestos das mãos.


Comentários

Acompanhe os nossos conteúdos