Nuno Santos Shihan

"Um homem, conhece as suas limitações, um guerreiro...
supera-as... "

Meditação

Ao longo dos últimos 10 anos, uma série de programas de investigação científica têm sido dirigidos a documentar os efeitos de longo prazo da prática da meditação no cérebro e no comportamento. Estas pesquisas têm demonstrado que é possível fazer progressos significativos no desenvolvimento de qualidades como a atenção, o equilíbrio emocional, o altruísmo e o relaxamento. Estudos têm demonstrado os benefícios da meditação com uma prática de apenas 20 minutos por dia durante um período de oito semanas. Essas vantagens incluem uma redução na ansiedade e na tendência para a depressão e a raiva, bem como o fortalecimento do sistema imunitário e um aumento do bem-estar em geral.

O que é meditação?

O que chamamos hoje de "meditação" tem origem na palavra tibetana "gom". Significa habituar-se, familiarizar a mente com algo que é positivo. Assim, através da meditação, uma mente que era frequentemente stressada, que carecia de concentração e clareza, que muitas vezes experienciou raiva, ansiedade, depressão e cobiça e assim por diante, pode gradualmente tornar-se calma, clara e focada, e, naturalmente, responder a qualquer coisa com compaixão, amor, paciência, generosidade, e assim por diante.

Evidências científicas dos benefícios da meditação

A ideia de que podemos treinar as nossas mentes de forma a promover hábitos mentais saudáveis e que esses hábitos podem se refletir nas relações corpo-mente não é novidade; tem sido observada há milhares de anos, em várias culturas. No entanto, apenas agora é que a ciência vem constatando esta descoberta milenar. Centenas de estudos indicam que a meditação está associada a um aumento de bem-estar, a redução do cortisol, a "hormona do stress", e que pode alterar processos bioquímicos, neurais e comportamentais. As pesquisas apontam os efeitos desse treino no cérebro, no sistema imunitário, na redução da ansiedade e na diminuição de doenças como a depressão.

Praticar meditação pode permitir que os nossos dias desenvolvam uma nova “fragrância”. Os seus efeitos podem permear a nossa visão e a abordagem das coisas que fazemos, bem como as nossas relações com as pessoas ao redor. A meditação permite-nos experimentar a vida com mais serenidade, estando mais abertos a tudo o que acontece e encarando o futuro com confiança. Que tal começar agora?

O mestre Nuno Santos, procurando entender o verdadeiro significado e propósito das práticas espirituais iniciadas em algumas tradições marciais japonesas, mais concretamente o Mikkyo, Kuji In, Kuji Kiri, Kokyu no Ho e outros métodos, explorou e aprofundou durante mais de vinte e cinco anos essa área de estudo, tentando procurar essas técnicas e conhecimentos rastreando-as até à origem.
Estudou e é praticante de Bhakti Yoga, uma prática espiritual emocionalmente muito profunda, Qigong e Budismo Tântrico (também conhecido por Budismo Tibetano ou Vajrayana बज्रयान), que é a prática original do Mikkyo 密教 japonês (em que as técnicas mais conhecidas são o Kuji Kiri), onde foi monge num mosteiro, em Espanha. Práticas essas que influenciaram e continuam a influenciar a sua forma de estar e de pensar.

Temos um livro escrito por Shihan Nuno Santos sobre meditação para oferecer. Peça o seu por mensagem e enviaremos o pdf.




Comentários

Acompanhe os nossos conteúdos